
Como identificar um relacionamento abusivo.
- kênnia Dias
- 6 de set. de 2020
- 3 min de leitura

Quando assunto é relacionamento abusivo, é preciso entender que ele acontece com qualquer pessoa, seja homem ou mulher, sendo mais comum com mulheres, pessoas bem sucedidas ou não , dependentes emocionalmente ou não, pessoas financeiramente independentes ou não. Esse tipo de relacionamento ocorre quando uma das partes tem poder sobre o outro, ele não começa com tapas, brigas, desentendimentos, ameaça de morte. A violência física, pode até não se manifestar nesse tipo de relacionamento, mas isso não significa que a dor o adoecimento psicológico não esteja presente e não sejam reais. Para termos um parâmetro sobre o que é um relacionamento abusivo, vamos falar sobre um relacionamento saudável.
Já no relacionamento abusivo isso não ocorre, quem dita as regras são o abusador. No início tudo é para sua vítima, o excesso de amor e romantismo, se apresenta como uma pessoa muito gente, extremamente cuidadosa e apaixonada, seus padrões comportamentais são carregados de muita sedução. O abusador é capaz de colocar a sua vítima num lugar muito privilegiado no relacionamento, reforçando sua autoestima fazendo ela se sentir a pessoa mais importante é especial. Manifestações de amor e grandes declarações é muito bem de receber, mas é necessário observar os excessos, saber identificar o que é verdadeiro e espontâneo. Mas como perceber que por trás de todo esse romantismo há também um sinal de alerta?
O abusador quer mandar em sua vítima: Em forma de sugestão ou pedido muito gentil, ele solicita que sua vítima não use determinadas roupas, cores de bato s e esmaltes, escolhe o tamanho e o corte de cabelo, que não beba, diz sobre sua forma de sentar e se comportar com outras pessoas. A vítima não consegue perceber, nesse momento, o controle, pois o abusador afirma, que a ama e não quer que outras pessoas fiquem olhando para ela.
Quer controlar com quem sua vítima se relaciona e para onde ela vai: A pessoa que vive uma relação abusiva tem sua liberdade tolhida. A vítima é privada de suas amizades e relacionamentos familiares. Os lugares que frequentava antes do relacionamento já não fazem mais parte da rotina da vítima.os lugares para onde o casal sai, é escolhido pelo abusador. Ele sempre promove situações onde sua vítima se sente culpada, caso não atenda os seus pedidos. A vítima perde o total controle de suas escolhas e desejos, devido a pressão psicológica.
Agressões psicológicas: No início era muito romantismo e exaltação, com o passar do tempo o relacionamento se transforma, todos aqueles elogios e romantismo se tornam o terror. O abusador vai minando a autoestima e a autoconfiança da vítima, constantemente aponta seus defeitos e fragilidades, sempre deixando claro que ele a ama e é o único que pode cuidar dela. Todas as mentiras e desqualificações colocadas à vítima pelo abusador são formas de deixá-la mais dependente e excluí-la do contexto social. Como todo relacionamento as discussões também acontecem, e nesse ponto o abusador deixa bem claro que a responsável por tudo é a vítima, ele monta jogos emocionais onde devolve a sua responsabilidade para a outra pessoa, fazendo com que ela se sinta mais culpada e aceite suas regras.
As regras são sempre estabelecidas por ele, mas ele não as cumpri: Ele "pedi" para ela não sair com seus amigos, não frequentar determinados lugares, não usar algumas roupas, mas para ele nada muda, nenhuma dessas regras são seguidas por ele.
Dependência emocional: afastada de seus amigos e familiares, com a autoestima prejudicada e por se sentir sozinha não consegue procurar apoio em outras pessoas. Não consegue acreditar e aceitar críticas dos outros sobre os comportamentos do abusador, continua no relacionamento por acreditar que ele é a única pessoa que pode ajudá-la e amá-la.
O sexo deixa de ser prazeroso: Em relacionamentos abusivos é comum as mulheres se sentirem obrigadas a fazerem sexo com seus parceiros. Como as atitudes do abusador são sempre de fazer sua vítima se sentir culpada elas acabam cedendo as pressões psicológicas.
Depressão: Algumas vítimas recebem o diagnóstico de depressão após um longo período dentro de relações abusivas. Ela perde a sua própria identidade por acreditar que somente ele sabe o que é o melhor para ela, as pressões psicológicas e o sentimento de culpa invadem os pensamentos da vítima juntamente com o cansaço físico e emocional.
Comentarios