top of page

Com a chegada dos filhos o casamento muda. O que fazer?

  • Foto do escritor: kênnia Dias
    kênnia Dias
  • 16 de jul. de 2020
  • 2 min de leitura


No início do casamento tudo o que o casal faz é voltado um para o outro, a atenção, as saídas para jantar, as noites de namoro tem uma frequência maior, o sexo sem programação com horário e o lugar da casa. Mas esse cenário muda com a chegada de um bebê, e o casal não está preparado para as grandes mudanças desse novo momento. O tempo fica mais escasso,a rotina gira em torna dos cuidados com o filho, as responsabilidades aumentam e é necessário passar por um período de adaptação para que tudo tome uma nova forma e o casal consiga encaixar a vida conjugal com os cuidados com a criança.

Uma pesquisa realizada na Open University, no Reino Unido aponta para o fato de que casais sem filhos se consideram mais felizes no relacionamento. A principal justificativa é a dedicação que eles tem um com o outro e isso interfere diretamente na manutenção do relacionamento, com o maior tempo para o diálogo, trocas de carinho, maior tempo para o sexo. Por outro lado, a mesma pesquisa revela também, que as mulheres com filhos, apesar de relatarem que o casamento ficou mais frio elas se sentem mais completa com a chegada do bebê, já para os homens eles sentem mais falta do contato sexual com suas parceiras, embora isso não afete o nível de satisfação com o relacionamento.

Depois da chegada do bebê o casal precisa reaprender a investir no relacionamento novamente. Aquelas noites de namoro que ocorriam frequentemente é importante manter, mesmo que não seja na mesma frequência, por que a realidade do casal agora é outra, mas elas são muito importantes para o fortalecimento do vínculo do casal. Como o ritmo das relações sexuais muda é importante que o casal invista nas troca de carinhos. Outro ponto importante é que com a chegada do filho as atividades doméstica aumentam, nesse ponto é muito importante o casal compartilhar essas tarefas, para não sobrecarregar uma das partes. Quando o casal compartilha essas atividades gera uma conexão maior entre eles e podem aproveitar o momento também para conversarem sobre o relacionamento.

O importante é que o casal volte sempre o olhar para o relacionamento, fortalecendo as bases do casamento. Casal saudável emocionalmente geram filhos saudáveis.


Kênnia Dias  CRP 09/3706

Comments


Formulário de Inscrição

Obrigado pelo envio!

(62) 992886267

Alameda Doutor. Sebastião Fleury  Q. 250 s/n

Lt. 09 St. Marista CEP:74180-060 Goiânia/GO

  • Instagram
  • Facebook

©2020 por Terapia de Casal e Familia. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page